quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Módulo 14 - Equipamentos Elétricos e Eletrônicos

Retornamos à aula de 2012 no dia 11/02/12
Hás 7:00 h tivemos uma ótima reflexão para despertar e relaxar o corpo, isso foi bom de mais, foi com a professora de Ed. Física Lucimeire Gomes da Cunha, ela é muito preparada neste ramo. Parabéns á ela e ao nosso professor que a convidou, e ela não mediu esforços que acordou cedo para dar a aula de exercício para todos nós alunos.
Logo depois foi a vez do profissional em enfermagem Carlos Alberto Miiler popular Carlinhos, que falou tudo sobre as doenças transmissíveis principalmente a AIDS, como devemos evitar, só que foi mais sobre doenças transmissíveis nas mulheres porque em nosso município esta muito infectado esse tipo de doença em ambos sexos.
Mas os profissionais em saúde esta batendo em cima, orientando, distribuindo preservativos, fazendo exames pré-natal, porque tem mãe que esta no oitavo mês de gestação e nunca foi ao médico para saber se tem alguma doenças HIV, pode aparecer 10 anos depois. Por isso foi explicado que os homens e mulheres sempre tem que tomar cuidados e prevenir e sempre fazer os exames necessários para não contrair este tipo de doenças. Ele mostrou todos os tipos de doenças, através de um telão, foi muito bom pra nós, para ficarmos cientes de tudo, e passamos para os nossos amigos de trabalho e os alunos em que convivemos.
Logo em seguida começou a aula do ótimo professor Dorival Acosta.
Como prevenir choque elétrico e economizar. Falamos como surgiu o programa luz para todos. O Programa Luz Para Todos é um programa do Governo Federal do Brasil que visa levar energia elétrica para a população do meio rural, seja ela com ou sem recursos financeiros, de forma gratuita. O programa foi criado pela ex-ministra de Minas e Energia Dilma Rousseff.
Descobrimos o tipo de energia no nosso país, hidrelétrica e a termoeletrica, as diferenças de potencias de energia.
Expicou as usinas que ultilizam combustiveis como: fosseis, petróleo e cauã entre outros.
Falamos sobre o selo procel que é muito muito importante para nós para economizar energia, são os eletrodomésticos que tem as categorias ABC. Falamos tudo sobre o fio terra, a sua função de conectar a corrente eletrica sobre a potencia dos aparelhose das pessoas. Qual a recomendação nas istalações eletricos, oque é permitido e o que não é permitido. O que mais consome enetgia eletrica em nossa escola é o ar condicionado, os computadores, só que a parte de economizar foi trocado todas, as lampadas de patío, da sala de aula, ao lado das salas colocamos todas lampadas fluorescentes economicas.

Postado por Elizeu da Silva Costa, aluno do Curso Técnico em Meio Ambiente e Manutenção em Infra-Estrutura

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Módulo 14 - Contabilidade na Escola

Começamos a aula com a professora de educação física Lucimeire que deu uma aula de alongamento foi muito bom, depois fomos para a sala todos juntos os cursista da infraestrutura e da alimentação para assistir uma palestra com o enfermeiro Carlos sobre DST doenças sexualmente transmissíveis. Ele começou explicando sobre os cuidados que devemos ter com a higiene principalmente nas partes íntimas para evitar a contaminação com bactérias que pode ocasionar doenças, explicou como se pega através de sexo sem camisinha seringas contaminada transfusão de sangue, explicou sobre portares assintomático são pessoas que tem a doença e não apresenta sintomas explicou sobre herpes genital danavanose linfagranuloma venéreo sífilis gonorréia tricominiase vaginase bacteriana doenças que causam verrugas também conhecida como crista de galo parece com couve flor , falou um pouco sobre hepatite B e AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) HIV é o vírus AIDS já é a doença. Voltamos para nossa sala a tutora falou um pouco sobre a contabilidade que existe desde o tempo da Bíblia, que no passado os povos para contar seus gados dava nó na corda cada nó representava uma cabeça de gado, naquela época tinha o escambo permuta troca direta, depois surgiu a moeda. Na unidade um estudamos sobre contabilidade comercial e pública, contabilidade comercial planejamento público previsto na Constituição Federal de 1988. A tutora deu para nós elaborarmos o nosso orçamento mensal onde colocamos nossa renda mensal como entrada e nossas despesas como saídas. Na unidade dois estudamos sobre taxas tributos impostos a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) a tutora comentou um pouco sobre impostos que trabalhamos seis meses para pagar impostos tem IOF ICMS IPVA IPTU ISS e muitos outros falou um pouco sobre sonegação fiscal, pirataria explicou que temos de adquirir o hábito de exigir a nota fiscal, que agora nas notas são eletrônica. A tutora deu uma folha para nós fazermos a interpretação de imagens (charges) depois pediu que cada um lesse o que escreveu foi muito legal pois cada um interpretava a figura de uma maneira diferente. Depois tutora distribuiu um abecedário de contabilidade, onde cada um tinha que escrever uma palavra com a letra e colar no quadro ficou assim Abusivo Brasil Contribuições Diretrizes Executivo Fontes Gastos Habitação Impostos Justiça Lei Monetário Normas Orçamento Patrimônio Quantia Recursos Salário Educação Tributário União Valorização do Magistério Zelar, fomos para a outra sala juntamos com os outros cursistas para a Eunice explicar sobre as PPS da energia e da água ela falou um pouco sobre a formatura.

Postado por Aparecida Oliveira dos Santos, aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar

Módulo 13 - Técnicas de redação e arquivo

Iniciamos a aula fazendo nossa oração do Pai Nosso, depois assistimos um vídeo de natal – Oração de natal para amigo, bem legal. Fizemos também a dinâmica – O que é o amor? A melhor forma de saber o que é, é através da música, cantamos trechos de várias músicas brasileiras, uma excelente terapia para a alma.
Começamos a estudar o módulo 13, foi um módulo gostoso de ser estudado.
Independente da área de atuação profissional de qualquer pessoa, escrever corretamente constitui-se num requisito imprescindível.
Aprendemos sobre linguagem e gestos: vimos através do data show, um pouco sobre os livros – O corpo fala e o Homens são de Marte Mulheres são de Vênus.
Vimos também sobre e-mail, sabemos que a comunicação por e-mail, tornou-se essencial nas relações comerciais, tanto interna como externa.
Aprendemos que tem várias regras ao redigir um e-mail.
No que diz respeito a linguagem vimos a padrão e a não padrão: a padrão é tida pela sociedade como língua culta, de prestígio. Já a não padrão, são as pessoas que dominam, são estigmatizadas, são tratadas com preconceito e desrespeito por alguns.
Após o café, recebemos de nossa tutora um texto: todo ponto de vista é à vista de um ponto. Muito legal. Esse texto nos mostra que na real nós sempre seremos nós mesmos e não os que os outros querem.
Ainda sobre linguagem, vimos também a verbal e a não verbal.
Vimos também sobre as variedades lingüísticas da região nordeste.
Aprendemos que o teatro, por exemplo, nos ensina a linguagem verbal, visual e sonora.
A frase de nossa aula foi: A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão.
(Francisco Bacon)
Recebemos um texto adaptado para o profuncionário, denominado como Escutatória – de Rubens Alves. Muito intenso e verdadeiro.
Assistimos a um vídeo – Vem dançar, o qual fizemos uma atividade em sala, sobre o mesmo.
Recebemos uma folha com a história de chapeuzinho vermelho, contada em diferentes mídias, onde cada cursista foi um personagem. A outra folha foi uma com dicas para elaborar um texto padrão oficial, são dez mandamentos do e-mail.
Vimos como devemos arquivar os documentos que lidamos no nosso dia-a-dia, passo a passo. E que existem vários arquivos, ativos, inativos, morto, passivos e outros.
Fizemos a dinâmica da maçã, dividimos a sala em três grupos, onde cada grupo escolhia uma maçã, e todos de cada grupo iam analisar essa maçã, encontrando as características existentes na fruta, depois a tutora digitou tudo que cada grupo relatou. Saiu cada coisa.
Falamos sobre ética, o qual a tutora nos deixou uma atividade para nossa próxima aula. Criar uma lista de mandamento e princípios éticos a serem seguidos pela minha escola.
Fizemos um bingo – Fonte dos Desejos, onde fui a vencedora, acertando dez palavras primeiro, foi descontraído.
Também fizemos a dinâmica da candidatura. Formamos grupos de três alunos. Um era o candidato, outro o assessor e o outro o cabo eleitoral. Bastante interessante.
Reflexão sobre a dinâmica acima:
O trabalho na escola deve ser um momento de troca de experiência e cooperação de idéias entre aos envolvidos no processo.
Cooperação não é todo mundo fazer a mesma coisa.
Por fim, fomos à sala ao lado ver e conversar como seria as PPS dos módulos futuros, 13 e 14.

Postado por Eni Fátima dos Santos, aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar

Módulo 12 - Alimentação

Na aula do dia 29 de outubro de 2011 estudamos politicas de alimentação escolar, para começar vimos o vídeo “Alta Estima”objetivo: A união faz a força, e também o vídeo “O que te faz feliz” e cada aluno escreveu o que faz ser feliz
Unidade 1 – A ação do estado brasileiro como regulador e provedor da alimentação escolar, foi comentado sobre a entrega do produto para as escolas e sobre o programa do governo. Vimos também o vídeo “ A importância do PNAE na escola e de onde vem a merenda da escola”
Unidade 2 – Alimentação escolar e seus benefícios: Aprendemos a relação entre a alimentação e a educação, nosso papel na formação e na vida dessas crianças e adolescentes, que somos responsáveis pelo preparo dessa alimentação, que contribuirá para o desenvolvimento dos estudantes.
Unidade 3 – Gestão de alimentação escolar nos estados e municípios. Conhecemos algumas atribuições do conselho de alimentação escolar, aprendemos um pouco mais sobre funções, atribuições e competências e a necessidade da presença da merendeira nesse conseito.
Unidade 4 – O nutricionista na alimentação escolar. Conhecemos sobre a atuação da nutricionista na alimentação escolar.
Unidade 5 – Da merendeira a educadora alimentar. Nesta unidade conhecemos a importância da merendeira dentro da escola que ao final desse curso se tornara um técnico em alimentação escolar, um educador alimentar.
Unidade 6 – Cozinhas e cantinas nas escolas. Aprendemos que a escola deve assumir sua responsabilidade na promoção da saúde dos escolares, orientando e estimulando a produção e o fornecimento de refeições e lanches de qualidade.
Unidade 7 – Alimentação escolar no conceito internacional. Nesta unidade vimos como a alimentação escolar brasileira cresceu e é vista como um dos maiores programas do mundo. Nesta aula tivemos também a presença da nutricionista Paula Navaro falando sobre higiene e educação


Atividades do módulo 12
Quais são as atividades que podemos fazer para colocar em pratica a educação nutricional ?
Atividades LAVAGEM DAS MÃOS:
Como fiz essa atividade: Fui em cada sala de aula e expliquei como higienizar as mãos corretamente antes das refeições e coloquei em pratica levando os alunos para lavar as mãos e explicando passo a passo a importância de eliminar as bactérias das mãos, antes de pegar os alimentos pra comer. Para concluir a professora fez atividades com os alunos do segundo ano, fazendo cartazes com desenhos, mensagens e fotos e como e quando fazer a higienização das mãos.


Postado por Devanir Maria Carminatti, aluna do Curso Técnico em Alimentação Escolar

Módulo 12 - Legislação Escolar

Iniciamos a aula com a oração. Em seguida a tutora fez uma revisão de assunto já estudado no Bloco I, que segundo ela são fundamentais para a compreensão do tema a ser estudado. Assistimos dois vídeos, um sobre a Revolução Industrial e outro sobre a Revolução Francesa. Passamos a estudar a unidade 1, que traz o tema “a educação e as constituições”, onde vimos como a educação foi tratada em todas as constituições já outorgadas no Brasil, até chegarmos a constituição de 1988, vigente até hoje, a qual pode ser considerada o marco final do processo de abertura e democratização política da sociedade brasileira.
Estudamos sobre o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que tem por finalidade a captação de recursos para projetos educacionais, sendo sua principal fonte o Salário Educação. Os programas do FNDE são: Programa nacional do Livro Didático – PNLD - o qual fornece livros didáticos aos alunos do Ensino Fundamental e Médio; programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que garante aos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas pelo menos uma refeição diária; o Programa Dinheiro Direto na Escola, - PDDE – que transfere recursos para a conservação e manutenção das instalações, para aquisição de materiais permanente e de consumo e formação de pessoal às escola de Ensino Fundamental com mais de 20 alunos e as de Educação Especial; Programa nacional Biblioteca da Escola – PNBE – criado para equipar as bibliotecas das escolas com enciclopédias, obras literárias e dicionários; O Programa Nacional Saúde na Escola – PNSE – destina recursos para que as escolas desenvolvam ações que sanem as questões de saúde que compromete o aproveitamento escolar dos alunos e o Programa Nacional de Transporte Escolar – PNTE – que repassa recurso aos municípios para aquisição de veículos para o transporte dos alunos que moram em zonas rurais.
Na unidade estudamos sobre a gestão escolar a qual tem um papel primordial no funcionamento da escola. A legislação vigente no país respalda o princípio da gestão democrática da educação. A gestão democrática é uma forma de gerir instâncias de base do Estado (escolas, hospitais, prefeitura, etc.) em que a participação popular é um elemento essencial. Uma gestão democrática envolve as fases de pensar, planejar e fazer as políticas públicas no campo educacional assegurando, em todos esse momentos, a participação da comunidade educacional. A constituição de 1988 foi denominada de “Constituição cidadã”, porque fortaleceu a democracia assegurando uma série de garantias individuais e abrindo canais de participação popular na gestão do Estado. A expressão “gestão democrática” foi incluída no texto constitucional como um princípio.O Art, 206, no seu inciso VI, traz a seguinte redação: “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: VI – gestão democrática do ensino público, na forma da lei.”.
O tema da unidade 3 foi o Plano Nacional de Educação, aprovado em janeiro de 2001 pelo Congresso Nacional e que tem como objetivo a organização racional, consequente e eficaz do universo de ações educativas que devem ser executadas num determinado país. Conforme o Art. 214. Da Constituição, o PNE deveria abranger todos oas aspectos relativos à educação nacional para unir os diversos níveis do ensino com o propósito de integrar as ações governamentais intentado solucionar as deficiências históricas na área educacional, estabelecendo como metas a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar, a melhoria da qualidade do ensino, a formação para o trabalho, a promoção humanística, cientifica e tecnológica do país. O PNE está subordinado também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, que é a lei maior da educação e estabelece todas as diretrizes para a sua organização nacional.
Estudamos na Unidade 4 sobre o Regimento Escolar, que é um documento onde constar as normas gerais que regularão as práticas escolares disciplinares e pedagógicas, A escola tem autonomia para elaboração de seu regimento escolar, bem como reelaborá-lo nos casos em que há um regimento único para todas as unidades escolares do sistema. Para que o regimento surja na sua forma democrática tem acontecer a participação de todos os segmentos na sua elaboração. O regimento é um instrumento de fortalecimento de ensino e da própria educação desenvolvida pela escola.

Postado por Elisângela Aparecida Gouveia Acosta, aluna do Curso Técnico em Gestão Escolar

Módulo 11 - Meio Ambiente, Sociedade e Educação

Iniciamos este módulo no dia 1º de outubro de dois mil e onze com uma oração agradecendo a Deus por mais um dia.
Tivemos a presença do professor Donizete de Oliveira, explicando sobre a propriedades químicas e físicas, os componentes do reino mineral, vegetal e animal, falou da força da energia das turbinas da Hidrelétrica de Itaipu, da gravidade e da temperatura. Na fusão, na vaporização, na sublimação de uma substancia sempre há recebimento de calor, isto é aumento de temperatura e que é importante conhecermos a densidade das substancias para podermos entender questões ambientais.
Um dos efeitos do aquecimento global é o desgelo que vem ocorrendo em várias partes do mundo.
Já na unidade 2, foi tratado sobre o meio ambiente, clima e temperatura. Meio ambiente é o espaço onde se desenvolvem as atividades humanas e a vida dos animais e vegetais. A temperatura é definida pelos físicos como a medida da energia cinética associada ao movimento das partículas que compõem um dado sistema físico.
Estudamos também sobre a transmissão de calor por radiação, os ecossistemas e cadeias alimentares, o equilíbrio ecológico e é claro da destruição da camada de ozônio, que se acha dentro da atmosfera entre 20 e 90 Km de altura, desempenhando uma função importante no clima, porque absorve as radiações ultravioletas do Sol e atua como regulador do calor.
Sei que foram umas horas bem proveitosas, ele nos explicou muitas coisas que eu nem sabia que existiam.
Após o almoço, o nosso tutor, professor Dorival Acosta, exibiu vários vídeos sobre energia eólica que a energia que provém do vento ou seja, do ar em movimentação. Vimos um poço sobre a Agenda 21, que é muito importante para toda a sociedade. Falamos da reciclagem do lixo e tratamento de esgoto.
A comunidade busca um ambiente escolar saudável porque contribui com a formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade com o meio ambiente.

postado por Maria Gorete Caraiba, aluna do Curso Técnico em Meio Amnbiente e Manutenção da Infra-Estrutura

Módulo 11 - Alimentação saudável e sustentável

Para começar a aula fazemos a dinâmica: Abrace o bichinho, objetivo aceitar o próximo como ele é, também vimos o vídeo da musica Oh happy Day com o coral gospel, passar uma mensagem de um dia feliz.
Unidade 1: Vimos como deve ser uma alimentação saudável: Deve ser variada, equilibrada, suficiente, acessível, colorida, segura. Vimos também os nutrientes não-essenciais e essenciais, para isso construímos a pirâmide dos alimentos.
Unidade 2: Desmistificando a alimentação saudável: Vimos que a alimentação saudável pode ser acessível, basta planejar quais alimentos devemos comprar e quais devemos evitar.
Unidade 3: Da desnutrição a obesidade: Estudamos a falta de alimentação ou excesso ligados as mas escolhas de alimentos podem ocasionar no estado de saudade das crianças e dos adolescentes.
Unidade 4: Alimentos industrializados e alimentos Naturais: Vimos quais as vantagens de se consumir alimentos naturais, em termos de custo, qualidade e beneficio para a saúde, e também hoje em dia, com a industrialização a alimentação se tornou mais acessível.
Unidade 5: Conquista de uma alimentação saudável: vimos que a dieta ideal é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para o funcionamento perfeito do organismo e dar preferência a alimentos naturais sem adição de substancia química.
Unidade 6: Segurança Alimentar e Nutricional: Vimos que nutrir vai alem de alimentar, agora com esse como esse conceito foi colocado em pratica no Brasil, que todas as pessoas tem direito de uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente de modo permanente.
Unidade 7: Experiência de sucesso na gestão do PENAI: Vimos conquistas de uma alimentação saudável o quanto a alimentação balanceada e quantidade adequadas contribuem para o bom desempenho das crianças e adolescentes na escola e traz muitos benefícios já comentados. Na aula também foi entregue o mapa do Brasil para cada escola, para preencher com recortes de alimentos brasileiro e colocar no mural da escola, para o cumprimento das PPS.
Dinamica: A professora pediu para cada um desenhar uma parte do corpo humano. Objetivo: que nosso grupo vive em harmonia e unidos para fazer as atividades. Para finalizar vimos os vídeo “O Astro” Vencer é divertido.

Postado por Devanir Maria Carminatti, aluna do Curso Técnico em Alimentação Escolar

Módulo 10 - Teorias do Espaço Educativo

Eu tive varias experiências neste módulo, como o meu serviço no dia a dia, compartilhar no dia a dia como é o eu trabalho.
Falamos sobre a visão, braços, pernas, pescoço. O projeto da escola quando foi fundada.
Os primeiros funcionários, como era o prédio antigamente e agora.
Porque a nossa função é andar muito no pátio da escola, como é a visão com os alunos no pátio. Fizemos uma planta baixa de uma casa, as metragens sobre o tamanho dos quartos, cozinha, sala, banheiro e área e até despensa.
Também fizemos uma pesquisa sobre a unidade escolar, o que modificou o projeto ao longo do tempo, de quando foi fundada e mudou antes e agora.
O que foi mudado na escola em que eu trabalho como os alunos lanchava antes e agora, mudou muito ao decorrer doa 10 anos pra cá.
Hoje temos sala de informática antes não tínhamos, temos salas de projetos, sala maior para os professores, hoje temos um salão grande para reuniões com os pais e para os alunos lancharem e bancos com mesas para ficarem a vontade.
Se nós podemos participar do projeto da escola, com certeza queremos o melhor para os nossos alunos porque é aqui o nosso ganha pão e temos que gostar do que fazemos. Por isso temos que estar por dentro de tudo que acontece aqui.
Uma coisa que falta para melhorar a escola é uma entrada para cadeirantes, principalmente nos banheiros, isso é uma falta de respeito ao ser humano.
Falamos sobre Paulo Freire porque educação tem que ocorrer em casa e na escola, e o que é proibido nas salas de aula como o celular, o som alto e até mesmo ventilador fazendo muito barulho, pois atrapalha na aula.
Falamos sobre o que fazemos com o lixo escolar, pois na escola tem varias lixeiras diferenciando um lixo do outro, Plástico, Papel, vidros e metais.
Por que o caminhão de reciclagem passa três vezes por semana no pátio da escola, para levar para reciclagem.
Para as escolas andar bem organizada e ter ajuda dos professores, coordenadores e diretor.
Fizemos uma experiência dinâmica sobre deficiência visual, é muito complicado para as pessoas que não enxergam.






Postado por Elizeu da Silva Costa, aluno do Curso Técnico em Meio Ambiente e Manutenção de Infra-Estrutura Escolar

Módulo 10 - Trabalho Escolar e Teorias Administrativas

Assistimos a um vídeo da água. A Eunice falou sobre as dificuldades que encontramos durante o bloco 1 e que nós vencemos, falou um pouco sobre temperamentos humanos e personalidade, caráter é tudo aquilo que você é na sua intimidade e ninguém sabe, são atitudes repetidas diariamente que moldam o seu caráter. Temperamentos são qualidades que já nascem com o indivíduo, é genético, ou seja é aquilo que não é aprendido. A Eunice fez um teste psicológico de temperamentos e qualidades. A Eunice apresentou os novos tutores, disse que a alimentação ia ficar com a Dulce a infra estrutura com o Dorival e gestão escolar com a Lilian, separamos de sala a tutora Lilian apresentou o módulo 10 trabalho escolar e teorias administrativas, fizemos a dinâmica do fósforo com o objetivo da tutora conhecer um pouco de cada um, a tutora deu uma folha em branco para cada um e mandou nós desenhar o nosso passado depois deu outra folha mandou nós falar sobre o presente podia ser em forma de desenho ou escrito, deu outra folha para nós falar sobre o futuro, depois mandou cada um ler e mostrar o desenho e falar sobre o que significava. Na unidade 1 estudamos sobre o funcionalismo segundo Durkheim na sociedade e educação, falamos sobre a escola ser a salvação dos problemas sociais e sobre as cotas para negros nas universidades, uns são contra ostros a favor , vimos sobre concepções de educação e relação escola-sociedade. Na unidade 2 vimos sobre grupos e organização, conceito tipologia e características. Na unidade 3 vimos as principais teorias administrativas fundamentos conceituais e históricos da administração política. Na unidade 4 estudamos sobre autonomia e participação, vimos que existem muitos problemas sociais relacionada com a educação por exemplo o analfabetismo evasão escolar, alto índice de repetência falta de acompanhamento da família. Na unidade 5 vimos sobre planejamento e legislação educacional, conceitos, planejamento escolar, diagnóstico, execução a avaliação. Na unidade 6 vimos sobre ética e transparência no serviço público. Encerramos a aula com um vídeo da música campeão conquistando o impossível.

Postado por Aparecida Oliveira dos Santos, aluna do Curso Técnico em Gestão Escolar

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Módulo 9 - Direito Administrativo e do Trabalho

Como todo início de nossas aulas, começamos com a oração do pai nosso. Logo após assistimos vários vídeos motivacional, um deles a inteligência é o farol da humanidade, esse vídeo nos afirma que todos nós somos pessoas inteligentes, mas nos acostumamos com mesmice e na verdade temos que querer, ter vontade, temos que resgatar essa vontades em nós funcionários, muitas vezes já perdida.
Recebemos a visita de dois palestrantes o Dr. Dirceu Fernandes – advogado e a Cícera Aparecida Brito Conselheira tutelar, falando sobre os assuntos relacionados em seus ares de trabalho. E também a da Eunice, desde o início da aula, a mesma elogiou ambos profissionais pela atuação.
Neste modulo falamos sobre direito administrativos e do trabalho, direito esses que muitas vezes nós funcionários, nem sabíamos de sua existência.
Nesta primeira parte do módulo foram apresentados os nossos trabalhos sobe a gestação democrática, os mesmo feitos em grupos por escola.
Também assistimos aos vídeos da professora- que a meu ver é uma mulher que muita coragem e uma grande representante da educação brasileira.
Na segunda parte do módulo, também assistimos vários vídeos interessante, exemplo um do Daniel Gurde que nos diz que podemos ser funcionários repolho ou rosa, depende de nós temos que sermos criativos, inovamos, etc. O da Jaqueline uma lição de vida e o da áfrica, todos muitos bons.
Falamos sobre a mudança de nosso antepassado até os dias de hoje, a mudança foi pra melhor, mas ainda falta muito. Antigamente, nem direito as educações não tinham.
Falamos sobre o trabalho, na antiguidade o trabalho manual era desvalorizado por ser tarefa dos escravos, esses sem direitos algum. Mas com a evolução da cultura isso tudo foi mudado. Vieram os comércios as indústrias, os maquinários, o trabalho remunerado e com isso a mudança nas leis sobre o direito de cada ser humano.
Fizemos uma dinâmica na quadra da escola com bambolê, sobre trabalho em equipe muito legal e uma boa.
No final, assistimos a um vídeo de Adriana Cabral dos santos, sobre explicação dos pratiques e o professor nós apresentou uma previa sobre o memorial.

Postado por Eni Fátima dos Santos, aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar

Módulo 8 - Produção Textual

Iniciamos a aula com bela oração conduzida pelo consista Antonio logo em seguida passamos a estudar a unidade um , a qual trás o texto como registro das experiências pessoais vimos que desde o principio da existência o homem sempre teve a necessidade de registrar os eventos que marcam sua passagem pelo planeta inicialmente fazia desenhos nas cavernas podiam ser considerados os primeiro textos produzidos.
Assim como demos seqüência aos estudos vemos como deve ser um memorial e qual a sua importância na aprendizagem do aluno e também para avaliação do professor e também alguns requisitos mínimo que deve ser observados na sua elaboração.
Existem ainda outros exemplo a biografia escrever a historia de alguém com clareza e coerência, outras qualidades são exigidas num bom texto precisão e concessão as quais contribuem para a melhor compreensão de um texto evitando palavras desnecessário,assistimos a um vídeo sobre pleonasmos, que de uma forma, bem descontraída e humorística deu-nos exemplos,do uso inadequado de pleonasmo formamos grupos para fazer algumas atividades um grupo deveria apresentar um cartas o outro um poema e eu fiz parte de um que apresentou um texto publicitário, para horário nobre em seguida apresentamos os trabalhos ,muito divertido .
Na unidade dois estudamos como deve ser feita as redações oficiais com clareza, e concisão, como deve ser feito um requerimento. Estudamos o memorando e a circular qual a finalidade de cada um na unidade -3 já nas 4 trata, da ata que e um resumo escrito com clareza e precisão a qual deve ser feito por um secretario que pode ser qualquer pessoa que esteja participado da reunião e segundo uma serie de requisitos para que a mesma tenha validade também vimos como deve ser elaborado um relatório.estudamos também a unidade-5 vimos outros gêneros de produção textual,tais como fazer um resumo de um texto buscando extrair a idéia central e fazer gráficos , tabelas utilizando para representação de dados estatísticos este módulo foi essencial para os cursistas pois tiveram uma idéia de como deve ser elaborado textos oficiais , petição, cartas , relatórios...
E mais através da figura do menininho, fizemos um teatro. A cada modulo e uma expectativa essa escritora Olga é mesmo um gênio, está de parabéns por ter escrito esse módulo sobre Produção Textual.

Postado por Maria Gorete Caraiba, aluna do Curso Técnico em Meio Ambiente e Manutenção de Infra-Estrutura

Módulo 7 - Informática Básica

Neste módulo iniciamos com uma oração um pouco diferente, na qual usa-se termos ligados a informática, tais como “Dê um CLIQUE DUPLO nesta aula! ARRASTE JESUS para seu DIRETÓRIO PRINCIPAL. SALVE-O em seus ARQUIVOS PESSOAIS...” Achei muito interessante e criativo.
Logo após assistimos a um vídeo do palestrante Daniel Godri, sobre “A agulha e a Linha”, as diferenças entre elas, as duas são fundamentais para a costura de uma roupa, mas quem sempre aparece é a linha, a agulha não vai a festa. Falou como isso pode ser comparada a nossa vida, às vezes somos como a agulha que participa, trabalha, mas não aparece, não é valorizado, mas mesmo assim não podemos desanimar, pois temos o nosso valor, mesmo que ainda somos esquecidos, como a agulha.
Em seguida vimos o vídeo com o autor do Módulo 7, dando uma explicação geral do módulo, da evolução da tecnologia, desde a antiguidade.
Passamos para o estudo da Unidade 1 – “Descobertas e Criações do homem na sua relação com a natureza e o trabalho”. Vimos as grandes invenções do homem ao longo de tempo, como a cerâmica, a escrita entre outras, passando depois pela Revolução Industrial, a descoberta da energia, do telefone, do radio, da televisão, coisas hoje parece tão comum, mas que levou tempo para ser descobertas, inventadas, aperfeiçoadas até chegarmos ao que existe hoje.
Na Unidade 2, vimos as “Tecnologias e mercado de trabalho”, pudemos verificar a influencia das descobertas e evoluções tecnológicas na relação do homem com o trabalho e ainda refletir sobre o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho e a importância da informática na formação do trabalhador, já que vivemos agora na Era da Tecnologia da Informação, em que cada vez mais se faz necessário termos o máximo de conhecimento possível em matéria de informática, afinal ela está inserida em todos os setores da sociedade moderna. O uso do computador facilita a nossa vida, não só como profissionais mas como pessoas e cidadãos. Quem não tem conhecimento em informática, encontra dificuldade tanto em encontrar trabalho, como também usar serviços bancários, ou na hora de votar, afinal hoje é tudo por meio eletrônico. Portanto é essencial saber lidar com o computador nos dias de hoje.
Na segunda aula, deste módulo, tivemos a participação por teleconferência, do diretor do NTE de Naviraí, Prof. Maurício Cândido e da Coordenadora Eunice Cardoso de Oliveira, dando esclarecimentos aos cursistas e falando também sobre o encerramento da primeira etapa e inicio da segunda, que ocorrerá no dia 3 de setembro.
Tivemos a presença do Prof. Marcio Cavallini, da Sala de Tecnologia da EE. Leopoldo Dalmolin, ministrando a aula prática de Informática. Mostrou um vídeo falando sobre a Evolução da Tecnologia, desde os primórdios até os dias de hoje.


Postado por Elisângela Aparecida Gouveia Acosta, aluna do Curso Técnico Em Secretaria Escolar

Módulo 5 - Educação, sociedade e trabalho: Abordagem sociológica da Educação

Primeiro nossa oração, alguns vídeos e depois inciamos o módulo, onde vimos como a educação vem se transformando até os dias de hoje. Não só a educação mas também os campos como a classe operária, os trabalhadores foram perdendo campo para a industrialização e os poucos que permaneceram eram mal remunerados pela classe predominante, a burguesia. Assistimos vários vídeos sobre o assunto.
Depois veio a Revolução Francesa, que ficou conhecida como a “grande revolução” . E a burguesia era a classe que se sentia prejudicada com essa estrutura social.
Estudamos sobre grandes pensadores da sociologia moderna, como: Émile Durkheim, Karl Marx e Friedrich Engels, todos com diferentes teorias, mas grandes idéias.
Falamos também sobre John Dewey, professor de Filosofia, que pensava na ciação de uma nova escola, verdadeiramente democrática. Seria muito bom se as escolas dehoje, tivesse realmente adotada as teorias de Dewey.
Na segunda parte do módulo, assistimos vídeos, um deles nos falava sobre persistência, de nunca desistir de nossos sonhos, este curso mesmo, é um sonho nosso trabalhadores administrativos de Itaquiraí, sempre acreditamos que iríamos fazer.
Assistimos um vídeo, onde nos mostra que nos tempos de hoje a industrialização, a tecnologia estão substituindo as pessoas no âmbito do trabalho, reduzindo assim a quantidade de trabalhadores.
Falamos sobre ideologia, e o seu poder de propaganda.
Falamos sobre a escola e como a educação está intimamente vinculada a filosofia de vida de cada um. A mesma tem como finalidade promover o desenvolvimento individual, tendo em vista o exército da cidadania e a preparação para o trabalho, sobre esse mesmo assunto vimos um vídeo sobre o direito a igualdade de estudo com qualidade, mas que na verdade o que vemos é a desigualdade por todos os lados.
Em uma entrevista no programa Jô Soares, Cristovon Buarque, fala sobre a porcentagem de renda distibuída para a educação, que é de 25%, mas que infelismente não é bem assim, entristecido, fala que a educação no nosso país deveria vir em primeiro lugar.
O professro nos deu uma folha com dizeres de Marina Colasanti, entitulada com a frase: Eu sei, mas não devia.
Pedui para que lessemos a folha e depois a frase com que cada um se identificou mais. A minha foi a “ a tomar café correndo porque está atrasada”.
È assim quase todos o dias comigo. Pediu também que desenhassemos um animal que possuia, um porte elevado, olhos pequenos, rabo comprido, orelhas salientes, pés enormes, corpo coberto de pelos. Saiu cada um.
Expomos esse trabalho no chão do corredor em frente a sala e olhamos e comparamos todos os trabalhos. Com esse trabalho o professor nos mostrou o quanto é difícil fazer exatamente aquilo que nos pedem, mas que temos sempre que tentar. Não fazer, dizer eu não consigo, jamais.





Postado por Aparecida Oliveira dos Santos, aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar

Módulo 6 - Gestão da Educação Escolar

Maravilha este livro no inicio vimos um vídeo falando como trabalha numa escola. Lemos há primeira parte do livro falamos sobre a escola clássica ou de administração cientifica escola de relações humanas ;escola behaviorista ;escola estruturalista.
Depois vimos um vídeo, Papel do Gestor o que significa gestor vem de gesto que o faz pensar num processo de gestação, diretor e dirigente faz cumprir as leis, e mesmo que gestor político pedagógico e ele que assina os diplomas. Vimos sobre administração escolar equipe técnica pedagogia, funcionários, pais e alunos, comunidade. Qual a função do gestor, diretor tem que se preocupar co o andamento da escola pra que o ambiente seja saudável, harmonioso porque quando o aluno gosta da escola ele não falta há aula, so se for por força maior.
A principal meta da educação e criar homens que sejam de fazer coisas novas não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram, homens que se sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação e formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e criar coisas novas. Lemos a segunda parte A reforma do estado brasileiro a gestão da educação e a da, vimos um vídeo, Qual o papel da formada organização e democracia para melhorar a vida das pessoas Estudamos sobre a constituição cidadã de Ulisses Guimarães vimos também sobre o senso escola educação infantil ensino fundamental e médio e modalidades do ensino regular, educação especial de jovens e adulto e educação profissional de nível técnico, vimos também o papel dos profissionais da educação frente a gestão escolar e de ampliar a educação democratizar, dentro de uma escola todos participam da educação de um modo ou de outro são responsáveis pela formação do indivíduo desde o guarda do portão, secretaria, cozinheira, professores em fim todos os que trabalham na escola tem que ter a noção que você não ta ali apenas para desempenhar o seu trabalho, você tem um compromisso maior o de formar cidadão. Como dizer assim a educação e o centro de tudo, formação integral do homem e a mulher, preparar para vida em todos os sentidos, não adianta só ter diploma e não estar preparado para viver em sociedade. Depois assistimos um vídeo “O velho Mestre”contando a história de um homem que dormiu 60 anos e quando acordou muita coisa tinha mudado, menos a educação escolar, outro vídeo “ Senso escolar” outro trabalho em equipe, formiga muito inteligente ... outro sobre ética “Será que eu gostaria que fizesse isso comigo, outro de Ana Maria Padrão “Memórias Fracas Valores Éticos’’fizemos um cartaz muito bonito, Ética e um comportamento mágico para vivermos bem em sociedade depois assistimos outro vídeo de Rubens Alves mensagem, do dia das mães ‘Não sou Mais um Menino eu Creci neste dia a Eunice veio nos visitar, e corrigir os caderno estudamos também sobre o projeto político pedagógico, eleição para diretor, a participação da comunidade. Tivemos outra aula no dia 14/5/2011. assistimos um vídeo sobre invasão escolar, conflito familiar e trabalho, gestão e participação de conselho escolar um vídeo de investigação de merenda, vimos outro de Arnaldo Jabor “A escola serve para que? Antigamente o povo tinha limite e não tinha escola hoje tem escola e não tem limite, e lendo que se aprende e escrevendo que se ensina vimos também sobre gestão democrática e os trabalhadores em educação, como pais professores ,funcionários, alunos enfim toda a comunidade escolar foi passado vídeo sobre participação política educacional do município de Sobral CE, muito interessante fizemos um cartas ( Gestão democrática e Profucionario) e comentamos a historia da pagina 81 todos nos vimos o quanto somos importante para a nossa escola na formação dos alunos, temos uma responsabilidade muito grande com a sociedade , e para encerrar assistimos um vídeo muito importante O poder da união nos mostra que a união em primeiro lugar e todos temos que zelar pelo bem da escola , porque o nosso objetivo maior e o aluno temos que cuidar bem da escola sem aluno não somos nada e sem escola então nem se fala.


Postado por Elizeu da Silva Costa, aluno do Curso Técnico em meio ambiente e Manutenção de Infra-Estrutura

Módulo 4 - Relações Interpessoais: Abordagem psicológica

Neste modulo podemos compreender a psicologia como a educação como e importante apreendermos mais sobre a psicologia para sabermos como li dar melhor com nossos alunos e ter bem senso para enfrentar qualquer situação vimos a importância de algumas questões da psicologia estudada pelos psicólogos e que a psicologia foi influenciada por todos os processos de mudança da sociedade que uma das grandes polêmica da psicologia e tentar defini-la aprendemos um pouco da três mais importantes tendência teóricas o behaviorismo, gestalt e a psicanálise. Veio nessa aula a psicóloga Karine e enriqueceu o nosso encontro com uma palestra maravilhosa onde entre outras coisa ressaltou a importância da psicologia no nosso ambiente de trabalho e também no nosso dia a dia sugeriu-nos um livro “tornar-se pessoas” do escritor Carl Rogers na unidade dois estudamos sobre a psicológica do desenvolvimento e da aprendizagem a relação entre o desenvolvimento e aprendizagem e dependência segundo maioria dos teóricos Vigotski apresenta as três concepções mais importante agrupados em três posições teórica na primeira os processo de desenvolvimento são independente do aprendizado a segunda parte do principio de que o aprendizado e desenvolvimento e a terceira e a que tenta superar os extremos das outras duas partes da combinação dos seus ponto de vista. Vigotski rejeita essas três concessões e propôs outro chamada de zona de desenvolvimento proximal a unidade três trata da noção de uma psicologia do desenvolvimento. A divisão em etapas diferentes esta ligada a necessidade educativa daquilo que devemos apreender para melhor nos adaptarmos a vida. Aprendemos sobre Sigmund considerando o pai da psicanálise vimos também as manifestações do impulso sexual em cinco fases, oral, anal, fálica, latência e genital o outro teórico que estudamos e Piaget seus trabalhos são considerados essenciais para a educação também vimos sobre a teoria de Wallon segundo ele a criança e o adulto forma uma unidade indissolúvel o desenvolvimento da criança se da em direção a vida adulta.um dos pontos mais interessantes nessa aula e que desrespeito a formação pessoal do educador. Este curso veio fortalecer e aprimorar todos que trabalham na área da educação e resgatar o valor do funcionário administrativo.




Postado por Devanir Maria Carminati Silva, aluna do Curso Técnico em Alimentação Escolar

Módulo 3 - Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica

Como o primeiro e o segundo módulo esse terceiro também foi uma aula reposição, pois iniciei no profuncionário no dia 05/03/11 e o curso já havia começado.
Começamos nossa aula com a oração do Pai Nosso, depois assistimos a um vídeo motivacional, intitulado como as aparências enganam – uma lição de vida, o mesmo nos mostrou que se a pessoa quiser, ela consegue, não importa sua aparência e que não devemos julgar ninguém pela sua aparência. Vimos também um vídeo do Dante Diniz Bessa, que nos diz com clareza que a formação do homem se faz pela cultura. E que temos que nos adaptarmos as diversas culturas existentes até hoje.
Aprendemos sobre o Devir humano – ser humano será que nós sempre fomos assim? Não estamos sujeitos a várias mudanças, porque através da cultura é que nos tornamos seres humanos que somos hoje. E um fator muito importante nessa formação é a educação.
As escolas unem várias culturas na qual se dá a junção da cultura científica.
A escola tem como cultura formar cidadãos e profissão.
Falamos sobre linguagem das diversas culturas e que a mesma significa um conjunto de símbolos que usamos para nos relacionarmos com os outros e com o mundo. E que as mesmas são classificadas em verbais e não-verbais.
Vimos também sobre o trabalho entre essas culturas e podemos afirmar que o trabalho também educa. Preste atenção se o seu trabalho está servindo realmente na contribuição da educação. Cada dia todos ao seu redor aprende com você.
Falamos sobre valores culturais e o que cada um representa para a educação e a sociedade, além disso, falamos sobre as práticas culturais na escola, que diz respeito ao que somos na escola. Todos nós somos educadores e devemos tomar nossas decisões como tal.
O professor nos perguntou sobre o que o trabalho significava em nossas vidas, foi legal ouvir as experiências dos meus colegas e relatar a minha.



Postado por Eni Fátima dos Santos, aluna do Curso Técnico em Se





cretaria Escolar

Módulo 2 - Educadores e Educandos: tempos históricos

Foi muito bom apresentamos trabalho todos falaram sobre a educação revemos como era antigamente a escravidão o sofrimento do povo, a libertação dos escravos através da princesa Isabel falamos dos filhos dos fazendeiros ajudaram também na libertação dos escravos, nos quilombos vários assuntos foram abordados comentamos muito como tudo começou a primeira escola os colonos, os italianos o sistema de educação e ate hoje. Neste modulo foi possível ter uma visão de todo processo histórico pelo qual passou a educação no Brasil, as transformação ocorrida ao logo do tempo e perceber que estamos inseridos nesta transformação que acontece continuamente e também somos responsáveis pelas mudanças, precisamos criar esta consciência da importância que temos neste processo e procurarmos contribuir para a construção de uma sociedade mais humana e igualitária. Comentamos como tudo começou a primeira escola, o sistema de educação até hoje a escravidão os filhos dos fazendeiros e a exploração dos pobres.



Postado por Maria Gorete Caraiba,aluna do Curso Ténico em Meio-Ambiente e Manutenção de Infra-Estrutura
Na primeira aula do curso Profuncionário, o tutor sugeriu que iniciássemos com uma oração, pedindo a Deus que abençoasse a todos nesta jornada que ora iniciava-se. Em seguida apresentou um vídeo motivacional. Na sequência propôs uma dinâmica, conhecida como a “Dinâmica do Fósforo”, a qual consiste em a pessoa acenda um palito de fósforo e durante o tempo em que este estiver aceso a pessoa fala um pouco de si, quem é, o que faz, onde trabalha, etc, tudo isto com a intenção de que o grupo possa conhecer um pouco de seus membros, e o mais interessante é que quando a pessoa é muito tímida ou não gosta de falar o fósforo demora a se apagar e quando a pessoa gosta de falar bastante, às vezes nem dá tempo, pois o palito se apaga rápido. Foi muito importante, já que houve participação de todos e serviu também para que pudéssemos conhecer um pouco mais os colegas do curso.
Iniciamos o estudo do Módulo 1 – “Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores”, no qual conhecemos alguns dados sobre o número de funcionários de escola no Brasil, de como está dividida a educação no Brasil, e pudemos ver claramente o quanto somos importantes para o bom desenvolvimento da escola, pois também fazemos parte da educação, embora muitas vezes somos esquecidos e desvalorizados.
Estudamos a Constituição Federal de 1988, a qual foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988, e que é chamada de Constituição Cidadã, e também sobre a LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) que trazem a obrigatoriedade do Ensino Fundamental, tanto para oferta pelos governos, como para a matrícula dos alunos. Deu para perceber que se todos os artigos da LDB fossem realmente postos em prática, estaríamos muito próximos de uma escola pública de qualidade.
Neste módulo aprendemos que houveram muitas mudanças na educação nos últimos anos, mas que ainda estamos longe de uma educação ideal. É preciso que todos se conscientizem da importância que cada trabalhador em educação tem e procurar fazer o seu melhor. Ninguém é mais ou menos importante, é como uma máquina em que cada peça é fundamental para o bom funcionamento da mesma. Cada um deve dar o melhor de si, não importa que função tenha na escola, todos são fundamentais para que a escola possa desenvolver o seu papel, que é promover uma educação de qualidade acessível a todos os cidadãos.



Postado Elisângela Aparecida Gouveia Acosta, aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar