sexta-feira, 13 de abril de 2012

Módulo 15 - Administração de Materiais

O módulo 15 tem como tema a “Administração de Materiais”. Iniciamos a aula com a oração como de costume. Em seguida a tutora dividiu a turma em quatro grupos e distribui as quatro unidades do módulo entre as equipes formadas. Cada grupo passou então a estudar a unidade para depois ser apresentada aos demais alunos.
A Unidade 1, trouxe alguns conceitos, como gestão e administração, mostrando as suas diferenças: a administração é o processo racional de manutenção de controle sobre um grupo, uma situação ou organização de forma que garanta os melhores resultados. Enquanto que gestão é caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação efetiva e consciente das pessoas envolvidas nos processos decisórios em todas as instancias de seu trabalho. Também a noção de autonomia que é umas das características mais importantes da moderna administração pública, pois é a capacidade de se administrar com independência, com liberdade e com responsabilidade. Vimos também sobre patrimônio público, patrimônio cultural, ambiental e moral.
Na Unidade 2, tratamos da aquisição de materiais, quais as normas para aquisição de materiais na escola, os processos licitatórios, bem como os princípios que garantem a transparência na gestão dos bens públicos, que são: Princípio da legalidade, impessoalidade, moralidade igualdade publicidade e princípio da probidade administrativa. Vimos sobre a dispensa de licitação que ocorres em certas hipóteses, como prevê a Lei de Licitação (8.666/93) em seu artigo 24. Outro mecanismo de aquisição de materiais é o PDDE (Programa de Dinheiro direto na Escola), destinado as escolas estaduais e municipais de ensino fundamental, instituído pelo Ministério da Educação em 1985.
A Unidade 3, a qual coube ao meu grupo apresentar, tratou da organização dos espaços na administração de matérias, falamos sobre o almoxarifado, que é um setor da administração que atua como fornecedor e armazenador dos materiais da escola, atendendo às demandas dos segmentos pedagógicos, administrativos e de serviços. Estudamos sobre a importância de se manter todo o material em um mesmo depósito, evitando a existência de depósitos paralelos, o que facilita o controle e a manutenção do próprio estoque. Também é importante que haja um registro geral de todos os bens móveis e imóveis existentes na escola, para que se possa manter o controle sobre os mesmos.
Na unidade 4, vimos sobre gestão pedagógica dos materiais, o destino que devemos dar a cada material não utilizado e que caba indo para o lixo e que na maioria pode ser reciclado ou reaproveitado. Estudamos sobre os três R’s da coleta seletiva de lixo: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O funcionário deve procurar a mudança nas atitudes e promover essa cultura entre a comunidade escolar, devemos instituir no ambiente escolar a cultura do não desperdício como meio de gestão autônoma dos recursos materiais e financeiros da escola, além do desenvolvimento da consciência em relação às transformações provocadas, no planeta, pelo consumismo.
Neste encontro tivemos a presença da nutricionista Carla, que proporcionou aos alunos uma palestra sobre alimentação saudável. Dando dicas simples, mas que a maioria não leva em consideração e com isso acaba tendo problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e obesidade. Foi muito interessante e todos participaram fazendo perguntas e sanando dúvidas.











Postado por Elisângela Aparecida Gouveia Acosta, aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar.

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