quarta-feira, 25 de abril de 2012

Módulo 16 - Técnicas de Construção

Chegamos ao final de um curso maravilhoso, que foi ótimo. No começo a maioria dos alunos estava perdidos, desanimados principalmente eu. Hoje graças a Deus a minha família e o professor que é maravilhoso que entedeu as nossas dificuldades, e sempre nos dando força. E na reta final eu comecei a gostar mais ainda do curso, se estivesse outro para eu fazer com essa turma e professores competentes eu seria o primeiro a faze a se escrever. Mas vamos mudar de assunto e falar do módulo 16. Eu estava tão acostumado com os módulo que esse foi uns dos melhores, aprendi muito sobre construção civil, sobre materiais que causam um grande impacto ambiental, que é a areia, cimento e tijolos. Sobre os resíduos da construção civil, que deve ser reciclados e encaminhados a áreas de aterros ou reciclagens, ou deveram ser armazenados, transportados ou reutilizados conforme as normas técnicas especificas. Completamos as colunas, definimos a planta baixa, a topografia e os elementos construtivos. Nós temos varias recomendações sobre a construção de um edifício escolar. Que tipo de fundação no terreno, sobre os fatores climáticos, sobre as águas pluviais, sobre a topografia do tipo de construção, o local onde da acesso ao terreno, o local esta localizado, se o terreno é atendido por serviços de água, esgoto, eletricidade, telefone e pavimentação. Se tem algum lugar incidente por perto, como gases, poeiras, vibrações, etc. S e a rios ou córregos muito próximo, se a rua tem muito movimentos de veículos e se há linha de alta tensão e também até o tipo de vizinhança se ela concorda com a instalação de uma escola. Tudo isso tem que ser analisado. Falamos sobre o ar-condicionado na escola, no que ele ajuda e no que não ajuda, fizemos uma ótima cruzadinha, sobre tudo que uma casa usa. Aprendemos tudo sobre uma reparação de vidraças, os cuidados que devemos ter. Falamos tudo sobre as depredações e as pichações nas escolas. Sobre a altura das lousas, e porque é importante saber sobre a altura que a lousa de vê ficar. Falamos sobre as classe de extintores que são: classe A,B,C e D. o que a escola tem que tomar para a acessibilidade como a : . A criação de rampa. . Instalação de corrimões. . Adequação de pisos. . Revisão dos acessos. . Preparação de sanitários. . Adequação do entorno. Vimos um vídeo de antes e depois de uma construção. O maracanã como esta agora e como ficará na copa de 2014, no vídeo esta muito lindo. As 11:30 hs, todos os alunos participou de uma ótima palestra com o Padre Ademar, que resou e cantou junto com o Pastor Antonio que é formando também. Depois cada um do grupo agradeceu por chegar ao final do curso. Também o agradecimento do professor e secretario de educação do município Sr. Michel. E também agradecemos muito a professora e presidenta do SINTED/ITAQUIRAÍ, Sra. Ana, pelo fim do curso. E no final a coordenadora Eunice agradeceu a todos e principalmente ao Diretor Carlos que estava presente por ele ter cedido o colégio nesse período do curso. E falou muito sobre a formatura e os trabalhos em dia, e no final ensaiamos o hino profuncionário para cantarmos no dia da formatura. PARABÉNS A TODOS! Postado por Elizeu da Silva Costa, aluno do Curso Técnico em Meio Ambiente e Manutenção de Infra-Estrutura Escolar.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Módulo 16 - Estatística aplicada à Educação

Como de costume, iniciamos a aula com a oração do Pai Nosso. Nossa aula, neste último módulo foi um pouco diferente, iniciamos com uma atividade denominada como tangran, pintamos, recortamos e formamos a figura desejada por cada um.
Logo após a tutora começou a nos explicar sobre a história da estatística, que revelou-nos que desde o antigo e novo testamento já existia essa prática. É através da matemática que essa prática acontece.
Trabalhamos vários exercícios de matemática, como regra de três simples e composta, porcentagem, arredondamentos, entre outros. Fizemos várias atividades relacionadas com esse assunto.
Assistimos a um vídeo, sobre a história do lápis e recebemos de presente da nossa tutora, um lápis preto, simples. Essa história nos relata que nem sempre um lápis lindo, colorida é o que tem o melhor grafite. Assim também somos nós, muitas vezes só vemos o exterior das pessoas, sendo que o mais importante é o interior de cada um.
Mais um vídeo assistido, foi o do Daniel Godri – Desenvolvendo Talentos. Esse conta a história da agulha e da linha. Ele fala de como às vezes nós funcionários de escola, trabalhamos sem aparecer, para que outros se destacam, mas que mesmo assim temos que dar o máximo de nós para sermos excelentes profissionais.
Como disse no início, essa aula foi bastante diferenciada das outras. Tivemos um almoço especial, um culto ecumênico, cantamos e louvamos à Deus, por estar sempre conosco nessa caminhada. Experimentamos a beca de nossa formatura e acertamos alguns detalhes sobre a mesma. Recebemos a visita do Secretário de Educação Municipal, em exercício, Michel, a madrinha da turma Ana e do Carlos, diretor da Escola Estadual Leopoldo Dalmolin, sede do curso Profuncionário. Onde todos nos parabenizaram pela conclusão do curso. Nossa Coordenadora Eunice, também estava conosco, foi um dia cheio de emoções.
Em seguida, cada segmento voltou para sua sala para as devidas finalizações.
Assistimos a um vídeo de despedida criado pela nossa tutora, muito emocionante. Mas como não gosto da palavra despedida, e sei que todo fim, tem um recomeço, estarei sempre pronta para recomeçar, a conquistar novos horizontes para minha vida, tanto profissional quanto pessoal.
Um grande abraço a todos os meus colegas cursistas, tutores, coordenadores, enfim à toda família Profuncionário.


Postado por Eni Fátima dos Santos, aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Módulo 15 - Administração de Materiais

O módulo 15 tem como tema a “Administração de Materiais”. Iniciamos a aula com a oração como de costume. Em seguida a tutora dividiu a turma em quatro grupos e distribui as quatro unidades do módulo entre as equipes formadas. Cada grupo passou então a estudar a unidade para depois ser apresentada aos demais alunos.
A Unidade 1, trouxe alguns conceitos, como gestão e administração, mostrando as suas diferenças: a administração é o processo racional de manutenção de controle sobre um grupo, uma situação ou organização de forma que garanta os melhores resultados. Enquanto que gestão é caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação efetiva e consciente das pessoas envolvidas nos processos decisórios em todas as instancias de seu trabalho. Também a noção de autonomia que é umas das características mais importantes da moderna administração pública, pois é a capacidade de se administrar com independência, com liberdade e com responsabilidade. Vimos também sobre patrimônio público, patrimônio cultural, ambiental e moral.
Na Unidade 2, tratamos da aquisição de materiais, quais as normas para aquisição de materiais na escola, os processos licitatórios, bem como os princípios que garantem a transparência na gestão dos bens públicos, que são: Princípio da legalidade, impessoalidade, moralidade igualdade publicidade e princípio da probidade administrativa. Vimos sobre a dispensa de licitação que ocorres em certas hipóteses, como prevê a Lei de Licitação (8.666/93) em seu artigo 24. Outro mecanismo de aquisição de materiais é o PDDE (Programa de Dinheiro direto na Escola), destinado as escolas estaduais e municipais de ensino fundamental, instituído pelo Ministério da Educação em 1985.
A Unidade 3, a qual coube ao meu grupo apresentar, tratou da organização dos espaços na administração de matérias, falamos sobre o almoxarifado, que é um setor da administração que atua como fornecedor e armazenador dos materiais da escola, atendendo às demandas dos segmentos pedagógicos, administrativos e de serviços. Estudamos sobre a importância de se manter todo o material em um mesmo depósito, evitando a existência de depósitos paralelos, o que facilita o controle e a manutenção do próprio estoque. Também é importante que haja um registro geral de todos os bens móveis e imóveis existentes na escola, para que se possa manter o controle sobre os mesmos.
Na unidade 4, vimos sobre gestão pedagógica dos materiais, o destino que devemos dar a cada material não utilizado e que caba indo para o lixo e que na maioria pode ser reciclado ou reaproveitado. Estudamos sobre os três R’s da coleta seletiva de lixo: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O funcionário deve procurar a mudança nas atitudes e promover essa cultura entre a comunidade escolar, devemos instituir no ambiente escolar a cultura do não desperdício como meio de gestão autônoma dos recursos materiais e financeiros da escola, além do desenvolvimento da consciência em relação às transformações provocadas, no planeta, pelo consumismo.
Neste encontro tivemos a presença da nutricionista Carla, que proporcionou aos alunos uma palestra sobre alimentação saudável. Dando dicas simples, mas que a maioria não leva em consideração e com isso acaba tendo problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e obesidade. Foi muito interessante e todos participaram fazendo perguntas e sanando dúvidas.











Postado por Elisângela Aparecida Gouveia Acosta, aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar.