sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Módulo 13 - Técnicas de redação e arquivo

Iniciamos a aula fazendo nossa oração do Pai Nosso, depois assistimos um vídeo de natal – Oração de natal para amigo, bem legal. Fizemos também a dinâmica – O que é o amor? A melhor forma de saber o que é, é através da música, cantamos trechos de várias músicas brasileiras, uma excelente terapia para a alma.
Começamos a estudar o módulo 13, foi um módulo gostoso de ser estudado.
Independente da área de atuação profissional de qualquer pessoa, escrever corretamente constitui-se num requisito imprescindível.
Aprendemos sobre linguagem e gestos: vimos através do data show, um pouco sobre os livros – O corpo fala e o Homens são de Marte Mulheres são de Vênus.
Vimos também sobre e-mail, sabemos que a comunicação por e-mail, tornou-se essencial nas relações comerciais, tanto interna como externa.
Aprendemos que tem várias regras ao redigir um e-mail.
No que diz respeito a linguagem vimos a padrão e a não padrão: a padrão é tida pela sociedade como língua culta, de prestígio. Já a não padrão, são as pessoas que dominam, são estigmatizadas, são tratadas com preconceito e desrespeito por alguns.
Após o café, recebemos de nossa tutora um texto: todo ponto de vista é à vista de um ponto. Muito legal. Esse texto nos mostra que na real nós sempre seremos nós mesmos e não os que os outros querem.
Ainda sobre linguagem, vimos também a verbal e a não verbal.
Vimos também sobre as variedades lingüísticas da região nordeste.
Aprendemos que o teatro, por exemplo, nos ensina a linguagem verbal, visual e sonora.
A frase de nossa aula foi: A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão.
(Francisco Bacon)
Recebemos um texto adaptado para o profuncionário, denominado como Escutatória – de Rubens Alves. Muito intenso e verdadeiro.
Assistimos a um vídeo – Vem dançar, o qual fizemos uma atividade em sala, sobre o mesmo.
Recebemos uma folha com a história de chapeuzinho vermelho, contada em diferentes mídias, onde cada cursista foi um personagem. A outra folha foi uma com dicas para elaborar um texto padrão oficial, são dez mandamentos do e-mail.
Vimos como devemos arquivar os documentos que lidamos no nosso dia-a-dia, passo a passo. E que existem vários arquivos, ativos, inativos, morto, passivos e outros.
Fizemos a dinâmica da maçã, dividimos a sala em três grupos, onde cada grupo escolhia uma maçã, e todos de cada grupo iam analisar essa maçã, encontrando as características existentes na fruta, depois a tutora digitou tudo que cada grupo relatou. Saiu cada coisa.
Falamos sobre ética, o qual a tutora nos deixou uma atividade para nossa próxima aula. Criar uma lista de mandamento e princípios éticos a serem seguidos pela minha escola.
Fizemos um bingo – Fonte dos Desejos, onde fui a vencedora, acertando dez palavras primeiro, foi descontraído.
Também fizemos a dinâmica da candidatura. Formamos grupos de três alunos. Um era o candidato, outro o assessor e o outro o cabo eleitoral. Bastante interessante.
Reflexão sobre a dinâmica acima:
O trabalho na escola deve ser um momento de troca de experiência e cooperação de idéias entre aos envolvidos no processo.
Cooperação não é todo mundo fazer a mesma coisa.
Por fim, fomos à sala ao lado ver e conversar como seria as PPS dos módulos futuros, 13 e 14.

Postado por Eni Fátima dos Santos, aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário