terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Módulo 5 - Educação, sociedade e trabalho: Abordagem sociológica da Educação

Primeiro nossa oração, alguns vídeos e depois inciamos o módulo, onde vimos como a educação vem se transformando até os dias de hoje. Não só a educação mas também os campos como a classe operária, os trabalhadores foram perdendo campo para a industrialização e os poucos que permaneceram eram mal remunerados pela classe predominante, a burguesia. Assistimos vários vídeos sobre o assunto.
Depois veio a Revolução Francesa, que ficou conhecida como a “grande revolução” . E a burguesia era a classe que se sentia prejudicada com essa estrutura social.
Estudamos sobre grandes pensadores da sociologia moderna, como: Émile Durkheim, Karl Marx e Friedrich Engels, todos com diferentes teorias, mas grandes idéias.
Falamos também sobre John Dewey, professor de Filosofia, que pensava na ciação de uma nova escola, verdadeiramente democrática. Seria muito bom se as escolas dehoje, tivesse realmente adotada as teorias de Dewey.
Na segunda parte do módulo, assistimos vídeos, um deles nos falava sobre persistência, de nunca desistir de nossos sonhos, este curso mesmo, é um sonho nosso trabalhadores administrativos de Itaquiraí, sempre acreditamos que iríamos fazer.
Assistimos um vídeo, onde nos mostra que nos tempos de hoje a industrialização, a tecnologia estão substituindo as pessoas no âmbito do trabalho, reduzindo assim a quantidade de trabalhadores.
Falamos sobre ideologia, e o seu poder de propaganda.
Falamos sobre a escola e como a educação está intimamente vinculada a filosofia de vida de cada um. A mesma tem como finalidade promover o desenvolvimento individual, tendo em vista o exército da cidadania e a preparação para o trabalho, sobre esse mesmo assunto vimos um vídeo sobre o direito a igualdade de estudo com qualidade, mas que na verdade o que vemos é a desigualdade por todos os lados.
Em uma entrevista no programa Jô Soares, Cristovon Buarque, fala sobre a porcentagem de renda distibuída para a educação, que é de 25%, mas que infelismente não é bem assim, entristecido, fala que a educação no nosso país deveria vir em primeiro lugar.
O professro nos deu uma folha com dizeres de Marina Colasanti, entitulada com a frase: Eu sei, mas não devia.
Pedui para que lessemos a folha e depois a frase com que cada um se identificou mais. A minha foi a “ a tomar café correndo porque está atrasada”.
È assim quase todos o dias comigo. Pediu também que desenhassemos um animal que possuia, um porte elevado, olhos pequenos, rabo comprido, orelhas salientes, pés enormes, corpo coberto de pelos. Saiu cada um.
Expomos esse trabalho no chão do corredor em frente a sala e olhamos e comparamos todos os trabalhos. Com esse trabalho o professor nos mostrou o quanto é difícil fazer exatamente aquilo que nos pedem, mas que temos sempre que tentar. Não fazer, dizer eu não consigo, jamais.





Postado por Aparecida Oliveira dos Santos, aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar

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