terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Na primeira aula do curso Profuncionário, o tutor sugeriu que iniciássemos com uma oração, pedindo a Deus que abençoasse a todos nesta jornada que ora iniciava-se. Em seguida apresentou um vídeo motivacional. Na sequência propôs uma dinâmica, conhecida como a “Dinâmica do Fósforo”, a qual consiste em a pessoa acenda um palito de fósforo e durante o tempo em que este estiver aceso a pessoa fala um pouco de si, quem é, o que faz, onde trabalha, etc, tudo isto com a intenção de que o grupo possa conhecer um pouco de seus membros, e o mais interessante é que quando a pessoa é muito tímida ou não gosta de falar o fósforo demora a se apagar e quando a pessoa gosta de falar bastante, às vezes nem dá tempo, pois o palito se apaga rápido. Foi muito importante, já que houve participação de todos e serviu também para que pudéssemos conhecer um pouco mais os colegas do curso.
Iniciamos o estudo do Módulo 1 – “Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores”, no qual conhecemos alguns dados sobre o número de funcionários de escola no Brasil, de como está dividida a educação no Brasil, e pudemos ver claramente o quanto somos importantes para o bom desenvolvimento da escola, pois também fazemos parte da educação, embora muitas vezes somos esquecidos e desvalorizados.
Estudamos a Constituição Federal de 1988, a qual foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988, e que é chamada de Constituição Cidadã, e também sobre a LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) que trazem a obrigatoriedade do Ensino Fundamental, tanto para oferta pelos governos, como para a matrícula dos alunos. Deu para perceber que se todos os artigos da LDB fossem realmente postos em prática, estaríamos muito próximos de uma escola pública de qualidade.
Neste módulo aprendemos que houveram muitas mudanças na educação nos últimos anos, mas que ainda estamos longe de uma educação ideal. É preciso que todos se conscientizem da importância que cada trabalhador em educação tem e procurar fazer o seu melhor. Ninguém é mais ou menos importante, é como uma máquina em que cada peça é fundamental para o bom funcionamento da mesma. Cada um deve dar o melhor de si, não importa que função tenha na escola, todos são fundamentais para que a escola possa desenvolver o seu papel, que é promover uma educação de qualidade acessível a todos os cidadãos.



Postado Elisângela Aparecida Gouveia Acosta, aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar

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